domingo, 29 de janeiro de 2012

Ciranda Cultural de Prendas - parte V


conteúdos a serem estudados para a prova escrita na CATEGORIA JUVENIL:
a) GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL
 – Posição relativa e absoluta do Rio Grande do Sul no Brasil e no mundo;
 – Área, forma, população e sua distribuição no território;
 – Limites, contorno hidrográfico e pontos extremos;
 – Vegetação;
 – O relevo;
 – O clima: ventos, lugares mais frios e mais quentes e a relação com a vegetação e o relevo;
 – Fauna e flora do Rio Grande do Sul;
 – Reservas ecológicas;
 – Hidrografia: bacias e rios importantes, lagunas, lagos e lagoas;
 – Fontes de energia: hidrelétricas, termelétricas e parques eólicos;
 – A economia: agricultura, pecuária, minerais, produção industrial e comércio;
 – Transportes: rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos.
b) HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
 – Primeiros habitantes do RS;
 - Atuais reservas indígenas;
 – Reduções Jesuíticas e Os Sete Povos das Missões: contribuição histórica, localização;
 – Colônia do Sacramento;
 – Forte Jesus-Maria-José e a fundação de Rio Grande;
 – Tratado de Madrid;
 – Guerra Guaranítica;
 – Colonização açoriana;
 – Tropeirismo, sesmarias, charqueadas: função socioeconômica;
 – A primeira divisão municipal e as primeiras capitais do Rio Grande do Sul;
 – Imigrantes: alemães e italianos;
 – Revolução Farroupilha: causas, o ideal farroupilha, líderes, principais feitos da República Rio-grandense, tratado de Paz;
 – Revolução Federalista;
 – Revolução de 1923 (Assisista);
 – Movimento pela Legalidade (1961);
 – Principais lideranças do Estado, no período republicano (Julio de Castilhos, Gaspar Silveira Martins, Pinheiro Machado, Assis Brasil, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha, Leonel Brizola, Ildo Meneghetti)
 – Negro no Rio Grande do Sul;
 – Símbolos Cívicos (oficiais) do Estado: Bandeira, Armas e Hino;
     c) TRADIÇÃO - TRADICIONALISMO E FOLCLORE
 – Símbolos sociais do Estado: Árvore, ave, flor, Cavalo crioulo, bebida, comida, planta medicinal, estátua.
 – Primórdios do Movimento organizado (Grupo dos Oito, 35 CTG, Chama Crioula);
 – História e estrutura do MTG;
 – Objetivos, estrutura e organização das Regiões Tradicionalistas e dos CTGs. 
 – Ronda Gaúcha, Semana Farroupilha e Festejos Farroupilhas;
 – Ideologia do Movimento Tradicionalista: Carta de Princípios, “O sentido e o valor do tradicionalismo”, “O sentido e o Alcance social do tradicionalismo”.
      – Símbolos do MTG: Bandeira, Brasão e Hino;
 – Contribuições culturais das etnias: negro, açoriano, espanhol, alemão, italiano;
– Linguagem popular e folclórica;
 – Brinquedos, brincadeiras folclóricas, formuletes, quadrinhas, trava-línguas;
 – Festas populares e religiosas: origens, épocas de realização e identificação;
 – Danças Tradicionais: origem, características e gerações coreográficas;
 – Instrumentos musicais tradicionais: gaitas, viola, violão, rabeca;
 – Chimarrão: processos de fabricação da erva mate, história e preparo do chimarrão;
 – Medicina caseira;
 – Músicas folclóricas: acalantos, cantigas de roda e cantos de trabalho;
 – Literatura regional: principais autores, contos e lendas;
 – Culinária gaúcha;
 – Pilcha gaúcha atual e trajes de época (históricos);
 – Eventos oficiais do MTG: história, objetivos e funcionamento;
c) ASPECTOS DA HISTORIA DO BRASIL, DIRETAMENTE LIGADOS A HISTORIA RIO-GRANDENSE.
 – Descobrimento do Brasil;
 – Tratados de Portugal e Espanha (Tordesilhas, Madrid, Santo Ildefonso, Utrecht);
 – Organização das Capitanias Gerais depois da chegada de D. João VI no Brasil;
 – A Província Cisplatina: criação, Guerra da Cisplatina, Batalha do Passo do Rosário e Independência do Uruguai;
 – Guerra contra Rosas;
 – Guerra do Paraguai;
 – Proclamação da República e consequências no Estado;
 – Revolução de 1930;
 – O Estado Novo;
 – Movimento da Legalidade;
 – Revolução de 1964;

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