quarta-feira, 20 de julho de 2011

** 1ª Prenda Juvenil **

“A vida é feita de momentos!”
Quantos sentimentos podemos experimentar em nossa vida? Quantos sonhos são destruídos no meio do caminho? E quantos conseguimos agarrar com força e realizá-los? Todos os dias, acordamos com novas oportunidades e com esperanças apagadas, mas precisamos selecionar apenas o que de tudo isso, nos acrescenta, faz-nos sentir bem.  E foi isso que aconteceu, um sentimento bom dentro do coração de uma criança, que trocou o uniforme rosa de Ballet Clássico por vestidos, fitas e flores.
Há seis anos, integro a família Gaudério Serrano, de Bento Gonçalves, ítalo coração Gaúcho, com nome de grande vulto que o Rio Grande soube honrar! Tive a oportunidade de participar de suas invernadas em todas as categorias, Mirim, Juvenil e atualmente Adulta. Sou admiradora e atuante na arte de declamação. Por três vezes carreguei e em meu peito o nome desta entidade, e tive a felicidade de concluir a 39ª Ciranda Cultural de Prendas com êxito, conquistando o cargo de 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul 2009/2010.
O Tradicionalismo proporcionou-me inúmeros momentos, dos quais lembrarei sempre como fonte de experiência, como oportunidade de sorrir, de conviver em uma sociedade que tem o preconceito ausente de suas atividades. Tenho certeza que os objetivos da Ciranda em mim tornaram-se concretos, pois despertou em mim o gosto pelo estudo das tradições, do folclóre, da história e da Geografia de nosso povo, bem como o apreço pelas artes do Rio Grande do Sul!
Toda minha trajetória dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, petrificou-se em minha memória, e tenho certeza que daqui pra frente, quando meus sonhos perderem o horizonte, isso será base fortalecedora para as respectivas realizações! Sentirei uma forte saudade, quando o destino apartar-me desse meio, quando eu precisar seguir o meu caminho, longe do calor humano que o Movimento proporciona-me... Todavia, enquanto isso não acontece, quero aproveitar todo e qualquer segundo que ainda passarei por aqui, para que eu possa desfrutar de experiências maravilhosas enquanto prenda, e que possa também auxiliar outras meninas, para que elas continuem esse trabalho que a mais de 40 anos, encanta a todos!
Neste último ano de prendado interno, aproveitei o melhor possível para outra vez escutar junto ao barulho da chuva de junho,chamarem-me como representante da mulher serrana... E foi assim...  O Relógio voltava às 2:00hs e eu sorria... “A 1ª Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista 2011/2012, é...”.
Contem comigo hoje e sempre! Sempre que as entidades tradicionalistas da região precisarem de auxílio e apoio, estarei a disposição, assim como minha entidade sempre estará de portas abertas para receber todos os serranos do Rio Grande!
Com Carinho.

Amália Pletsch
1ª Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista 2011/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário